sábado, 21 de setembro de 2013

Semana Farroupilha

 
 
A Semana Farroupilha é um evento festivo da cultura gaúcha que se comemora de 14 a 20 de setembro com desfiles e eventos em homenagem aos líderes da Revolução Farroupilha. A data lembra o começo desta revolta, que foi a mais longa do Brasil, durando quase dez anos. A Revolução Farroupilha tinha como ideal “liberdade, igualdade e humanidade”, que hoje é o lema da bandeira de nosso estado.
Todos os recantos do Rio Grande do Sul comemoram a Semana Farroupilha, de uma forma ou de outra, pois ela faz parte da construção do imaginário do gaúcho.
No Colégio Estadual Pe. Colbachini também comemoramos a Semana Farroupilha com atividades em todos os dias da semana envolvendo aspectos da cultura gaúcha como a música, a declamação, a dança, o canto. Além disso, as turmas do Ensino Médio do turno da manhã criaram apresentações contando aspectos da revolução, a partir das músicas que fazem parte do CD “Gaúchos Farroupilhas”, organizado por Antônio Augusto Fagundes e Cristiano Quevedo.
O CD traz um pouco da história do Rio Grande em forma de música, com alguns dos maiores e melhores intérpretes regionais, como por exemplo, Cristiano Quevedo, Gaúcho da Fronteira, Érlon Péricles, Shana Müller, Jorge Freitas, Edson Dutra, entre outros.
            A todos estes alunos e professores que se envolveram na proposta, o nosso parabéns. Estas atividades não podem ser vistas com “perda de tempo” ou “matação de aula”, pois muitos aprendizados estão aí presentes, através de questões como: estudo e compreensão do tema proposto, organização, trabalho em equipe, liderança, colaboração com o grupo, despojamento, superação de limites para se apresentar em público, e tantos outros aspectos.
            Estou muito contente com o trabalho desenvolvidos por vocês!
 


 

2 comentários:

Obrigada por seu comentário!
Ele é muito importante para nós!
Profe Firléia.