domingo, 2 de junho de 2013

Pesquisadores da História

 
Nas aulas de história no 2º ano do Ensino Médio Politécnico e 3º ano do Ensino Médio, nas turmas do diurno no Colégio Estadual Pe. Colbachini, realizamos um trabalho com a intenção de desenvolver os conhecimentos pertinentes a estas séries na disciplina de história, mas de forma a possibilitar ao aluno desenvolver a sua autonomia, autoria, senso crítico e habilidade para se apresentar em público, com o uso de algumas ferramentas tecnológicas.

A proposta envolveu a organização dos alunos em grupos, para cada um “dar aula” sobre um episódio da história. Assim, os grupos realizam pesquisa e precisam se apropriar das informações referentes ao seu tema, transformando-as em conhecimentos, a fim de poder apresentar aos colegas seus relatos. A “aula” foi composta de relato, com apresentação de slides elaborados pelo grupo, podendo ser acrescido de outros elementos, como apresentação de vídeos, objetos, mapas, imagens ou outros recursos, pertinentes ao assunto.

 
Além disso, os grupos foram desafiados a tecer relações do seu conhecimento histórico com o Tema Gerador e o Eixo Temático desenvolvido pela escola neste ano de 2013, assim como a apresentar algumas curiosidades relacionadas ao tema do seu grupo.  O Tema Gerador do Colégio neste ano é “Ética com cidadania e responsabilidade socioambiental”. O Eixo Temático do 1º Trimestre é “Dignidade, vida, esperança”. Estes temas foram construídos a partir de pesquisa participante realizada no final do ano de 2012 envolvendo pais, alunos, professores e funcionários, que evidenciou a necessidade de trabalhar estas questões, que foram então alvo do planejamento pedagógico do conjunto dos professores da instituição.

No desenrolar da proposta do trabalho com os alunos, após a apresentação, cada grupo também foi responsável por elaborar um resumo de sua “aula” para entregar aos colegas, e também por organizar atividades de fixação que o grupo apresentou aos colegas, fez a correção e respectiva “avaliação”, atribuindo uma nota aos colegas. Ficou combinado ainda que os slides feitos por cada grupo seriam divulgados neste Blog.

A experiência revelou-se muito positiva, por vários motivos, como por deixar sob a responsabilidade dos alunos selecionar os aspectos que acreditam ser os mais importantes dentre uma enorme quantidade de informações que temos hoje à disposição sobre qualquer assunto; dar autonomia ao aluno para decidir como acha melhor desenvolver o seu trabalho, etc.  Outro fator positivo, foi contribuir para a superação da dificuldade do aluno se expor em público, seja na apresentação do trabalho aos colegas, na exposição de sua “produção” a outras pessoas (como no caso, a divulgação neste blog dos slides feitos por cada grupo), ou no simples registro fotográfico das etapas do trabalho. Isto tudo não deixa de ser uma contradição diante da exposição a que alguns jovens se submetem no uso das redes sociais, por exemplo. Toda experiência de apresentação em público, neste sentido, vem contribuir para o desenvolvimento desta habilidade, o que para alguns não tem sido tão problemático, mas para outros ainda se constitui numa grande barreira. Cada grupo teve menos ou mais cuidado na montagem dos slides, no que diz respeito ao conteúdo, à correção textual, ao equilíbrio entre texto e imagens e à clareza para a leitura dos dados apresentados; isto também faz parte de um processo de refinamento do trabalho como um todo, que pode revelar também um maior ou menor envolvimento com o trabalho proposto, assim como ao estudo em geral. Destaco ainda uma terceira questão, referente à necessidade de desenvolver em nossos alunos a capacidade de compreensão e interpretação de quaisquer informações-conhecimentos, o que se complexifica ainda mais quando se propõe que sejam feitas relações com outros conhecimentos ou temas.

Por tudo isso, concluo que o trabalho atingiu seus objetivos, por potencializar o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades citados, entre outros. Traz satisfação ao professor perceber o crescimento de seus alunos, o que este trabalho pode propiciar a todos. Apresento aqui, nas páginas de cada turma, os slides feitos por cada grupo, assim como algumas imagens feitas durante a pesquisa, preparação e apresentação dos trabalhos.


"Há três métodos para ganhar sabedoria:
primeiro, por reflexão, que é o mais nobre;

segundo, por imitação, que é o mais fácil;

e terceiro, por experiência, que é o mais amargo."



Atividades para os alunos (colocar nas páginas):

1.       Observar os slides feitos pelos outros grupos de sua turma, e fazer um comentário para os colegas destacando algo positivo em sua apresentação ou slides.

2.       Observar os slides sobre o mesmo assunto de seu grupo feitos pelas outras turmas. Comparar as informações apresentadas e fazer uma análise crítica do trabalho feito pelo seu grupo, em comparação com os demais.

3.       Cada aluno deve fazer um comentário no Blog, falando sobre o que pode aprender com este trabalho; sobre que habilidades pessoais pode desenvolver e fazendo mais algum comentário ou análise crítica, se achar pertinente.

 

OBS: IDENTIFIQUE-SE! Ao postar seus comentários, sempre identifique-se (você é o Rementente), e identifique para quem é o comentário (o Destinatário). Por exemplo: De “aluno1” da Turma “x”, para “alunos 2, 3 e 4” da Turma “Y”.

 
Faça agora a sua autoavaliação quanto ao trabalho realizado, preenchendo o formulário abaixo:

 

18 comentários:

  1. Firléia Guadagnin Radin10 de junho de 2013 às 04:01

    Foi um trabalho bem legal!
    Valeu a experiência!

    ResponderExcluir
  2. Foi um trabalho muito legal de ser feito, e de ser apresentado tambem.
    Consegui ampliar meu conhecimentos.
    Foi um trabalhos com muitos conhecimentos, pois todos deram suas opiniões.

    ResponderExcluir
  3. Todos os trabalhos foram válidos de alguma forma. Sempre levamos algum conhecimento. O trabalho no blog está bem legal, assim podemos expor nossas ideais e assim chegar a realização de outros projetos.

    ResponderExcluir
  4. Foi um trabalho muito bom e produtivo, pois nos ajudou mais em nossos conhecimentos, pois houve opiniões diferentes para serem discutidas e para nos ajudar no ensinos...

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelos trabalhos, com os trabalhos tivemos muito mais aprendisagens.
    Parabéns pelo blog...
    Gostei muitos de todos os trabalhos...

    ResponderExcluir
  6. legal o blog aee

    ResponderExcluir
  7. Otávio Augusto Nalin11 de junho de 2013 às 04:39

    Gostei muito do seu blog. Muitas coisas interessante e legal de ver.
    Parabéns pelo Blog.......

    ResponderExcluir
  8. Gostei do blog, pois mostra os trabalhos dos alunos, focou show o blog, parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Felipe Castelli Sasso11 de junho de 2013 às 04:47

    O blog ficou ótimo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Gabriel Lovison Todeschini11 de junho de 2013 às 04:49

    os trabalhos feitos estão sendo muito bons, e as aprendizagens são muitas. parabéns a todos nós!

    ResponderExcluir
  11. Jean Paulo Dall Agnol11 de junho de 2013 às 04:51

    gostei do blog, pois nos mostra um pouco a mais do que nos estudemos.

    ResponderExcluir
  12. Alexandre Benelli Pedron11 de junho de 2013 às 04:51

    Muito interessante este blog, acho um trabalho muito importante para com os alunos.

    ResponderExcluir
  13. Ficou ótimo o blog, gostei muito, parabéns!

    ResponderExcluir
  14. O blog ficou muito bom, gostei muito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. gostei do blog, ele mostra tudo os esforços dos alunos.

    ResponderExcluir
  16. Júlio César Dall Agnol11 de junho de 2013 às 04:58

    o blog esta ótimo, e esta de parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Interessante o blog, pois mostra o esforço dos alunos e as aprendizagens feita em sala de aula.

    ResponderExcluir
  18. parabéns a todos os trabalhos ficaram muitos legais, com esses trabalhos tivemos muitas aprendizagem.
    parabéns pelo blog .

    ResponderExcluir

Obrigada por seu comentário!
Ele é muito importante para nós!
Profe Firléia.